DESCRITIVO

ELENCO DE REGRAS E CONDIÇÕES BÁSICAS

1. OBJETIVO:
Formação de grupo(s) de autores que se quotizam para, em consórcio, publicar livros individuais de sua autoria através das regras pactuadas pelo grupo e a seguir mencionadas, para formação da COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

2. PARTICIPANTES:
Podem participar todos os escritores médicos que se inscreverem, dando-se preferência a escritores médicos de literatura não científica da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES, de qualquer das regionais existentes ou que venham a existir. É admitida a participação de membros da SOBRAMES de outras formações profissionais, desde que comprovada sua vinculação e filiação com qualquer das regionais da  sociedade

3. FORMAÇÃO DE GRUPOS:
Cada grupo de autores será formado por 12 (doze) autores para que haja condições adequadas de custos e de prazo para a publicação de todas as obras dos autores do grupo.

4. ADESÃO:
Cada autor poderá aderir a tantos grupos quantos tenha interesse e também poderá adquirir mais de uma quota do mesmo grupo ou de grupos distintos.

5. CARACTERÍSTICAS e PADRÃO BÁSICO DA PUBLICAÇÃO:
Os  livros da COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO terão características mínimas padronizadas de forma a que todos os autores do grupo tenham iguais condições de contribuição e resultado ao aderirem ao grupo. As características mínimas serão referentes à quantidade de exemplares a ser publicados; ao número de páginas mínimo do livro; e às especificações de acabamento da publicação, a saber:
                Quantidade de páginas: 144 (cento e quarenta e quatro) 
                Tamanho: 13,5 x 20,5 cm.
                Tiragem: 300 (trezentos exemplares)
                Miolo: Papel Pólen ou similar, 80g, impressão a 1 x 1 cor
                Ilustrações e/ou fotografias no miolo: a critério do autor, impressas em 1 cor
                Capa:  Papel Triplex 250g , impressão em 4 x 0 cor , sem orelhas
                Acabamento: Hotmelt, costura, dobra, intercalação, corte trilateral, shirink individual, laminação fosca BOPP frente.

6. OPCIONAIS PERMITIDOS:
Dependendo das características dos originais que o autor entregar para publicação e de sua vontade, este poderá optar por ter um número maior de páginas em seu volume. Neste caso o autor contribuirá mensalmente com a quota padrão do grupo em que esteja inscrito. Quando da publicação de seu volume de acordo com a ordem estabelecida no grupo e previamente conhecida, o autor deverá pagar a DIFERENÇA entre o valor base do livro no grupo e o preço final de seu volume, em 3 (três) parcelas adicionais de igual valor, vencíveis a partir da data de entrega de seus livros.  
NOTA 1: Não serão permitidos volumes com características (tiragem, número de páginas, acabamento) inferiores ao padrão mínimo estabelecido para a coleção.
NOTA 2: Havendo adesões de autores interessados em tiragens de 500 (quinhentos) exemplares serão formados grupos específicos e distintos, mantendo-se todas as demais disposições previstas para a coleção. 

7. TEMAS, ESTILOS E TEXTOS DA COLEÇÃO:  
São totalmente livres os temas e estilos de textos para a formação dos grupos de publicação, cabendo exclusivamente aos autores  selecionar o conteúdo a ser publicado para entrega à editora. São aceitos livros de: poesia, contos, crônicas, ensaios, romance, coletânea de textos de estilo variado, etc..

8. CRONOGRAMA e ORDEM DE PUBLICAÇÃO DOS VOLUMES:     
Para definir o cronograma e a ordem de publicação dos volumes, o grupo já deverá estar completamente formado. Os autores assinarão um CONTRATO DE EDIÇÃO no momento de sua adesão ao grupo, assumindo compromisso irrevogável de participação naquele grupo, a partir daquele momento e até a sua formação completa. Esse contrato terá validade posteriormente até que todos os livros daquele grupo sejam entregues a seus autores. A ordem de publicação dos livros no grupo será definida em Assembleia onde esteja presente a maioria simples dos autores participantes daquele grupo, através de sorteio.

9. DEFINIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS NO MOMENTO DA ADESÃO AO GRUPO:            
No momento do fechamento do grupo todos os autores  deverão fornecer as seguintes informações sobre o livro que pretende publicar, para fins de confecção das CAPAS (veja também o tópico “Capas e diagramação”, adiante):
a) gênero dos textos a serem publicados no volume (contos, poesia, romance, etc..);
b) título sugerido para o seu volume;
Após definidas pelo autor, estas informações não mais poderão ser alteradas, tendo em vista que todas as capas dos livros daquele grupo serão impressas no início de funcionamento do mesmo e após a aprovação da prova que lhe será apresentada.

10. QUANTIDADE DE PARCELAS:
O valor total da quota de cada participante terá tantas parcelas mensais e consecutivas, quantos forem os componentes do grupo. Haverá 3 (três) parcelas adicionais caso se verifique a diferença de custos em virtude de maior número de páginas em seu livro do que as previstas para o livro padrão do grupo a que pertença.

11. INÍCIO DA CONTRIBUIÇÃO MENSAL DOS PARTICIPANTES:
Os autores começarão a pagar as quotas mensais de seu grupo a partir do momento em que este esteja totalmente constituído. As parcelas  serão pagas mensal, consecutiva e ininterruptamente até a publicação de todos os volumes do grupo a que pertença. Os valores serão cobrados através de boletos bancários.

12. TÍTULOS PUBLICADOS POR MÊS:
Cada grupo terá 1 (um) título publicado por mês, de forma consecutiva e ininterrupta, até que o último seja publicado, extinguindo-se assim aquele grupo. Havendo mais de um grupo em andamento simultaneamente, a COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO terá mais de um título publicado por mês.

13. GRUPOS SIMULTÂNEOS:
Dependendo da captação de adesões à COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO, poderá haver mais de um grupo em funcionamento simultaneamente. Nessa hipótese, cada grupo terá sua sequencia de publicação estabelecida individualmente, segundo os critérios acima mencionados. Os livros de todos os grupos que vierem a ser formados terão idêntica padronização, fazendo parte da mesma coleção e sendo atribuída a estes a ordem na coleção segundo a data de sua publicação. 

14. AUTORES COM MAIS DE UM TÍTULO NA COLEÇÃO:
Todos os autores poderão adquirir mais de uma quota na coleção, num mesmo grupo ou em grupos diferentes. A ordem de publicação, neste caso, obedecerá à do(s) grupo(s) em que estejam participando.

15. IDENTIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DA COLEÇÃO:
Por questões técnicas, os volumes da COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO NÃO terão numeração sequencial nas CAPAS, sendo a ordem e descrição dos volumes identificados em página interna ao final de cada volume que for publicado, adicionando-se cada novo título à relação à medida em que for publicado.  O número sequencial do volume na coleção será identificado também na página de rosto do título (interna).

16ADITIVO AO CONTRATO DE EDIÇÃO:
No momento em que o grupo for integralmente constituído e a ordem de publicação estabelecida conforme sorteio acima mencionado, será feito um ADITIVO ao Contrato de Edição original, estabelecendo-se as cláusulas necessárias  e/ou complementares e específicas quanto à ordem de publicação sorteada.

17.  FORNECIMENTO DE ORIGINAIS:
Ao ingressar no grupo e assinar o Contrato de Edição, todos os autores se comprometem através de cláusula contratual, a fornecer os originais de sua obra em até 1 (um) mês após a assinatura. A observação de prazos é fundamental para que haja perfeito cumprimento do cronograma de entrega dos volumes quando houver o início da publicação. Autores que não cumprirem esse prazo de entrega de originais terão o prazo de entrega de seus livros também remanejados, dando-se prioridade na publicação aos autores que já tenham disponibilizado os seus originais.

18. REVISÃO E RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO:
Os autores serão responsáveis exclusivos pela autoria do conteúdo de seus originais apresentados para publicação. Da mesma forma serão também responsáveis pela revisão e aprovação das provas que lhes forem apresentadas antes da publicação. A editora oferecerá a opção de revisão através de profissional especializado, porém esse custo será cobrado à parte do valor de sua quota de participação, e em parcela única, na data de entrega de seu livro. Para referência, a revisão é cobrada de acordo com o número de toques dos originais (contados os espaços), e a cotação será feita individualmente no ato da contratação desse serviço pelo autor. 

19. CORREÇÃO DE VALORES:
Havendo aumento nos custos de produção da obra em virtude de aumentos dos insumos não previstos inicialmente quando da formação do grupo, os valores das quotas remanescentes serão reajustadas de maneira a honrar com o compromisso de fornecimento dos livros em iguais condições para todos os participantes.  Todos os componentes do grupo, inclusive os já publicados, deverão honrar com eventuais parcelas futuras majoradas por esse motivo.

20. CAPAS e DIAGRAMAÇÃO:
A COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO terá padronização na concepção visual de capas e do projeto editorial para diagramação do miolo, não podendo sofrer alterações.  
Na primeira CAPA do volume constarão os seguintes elementos: a) nome do autor em destaque; b) título do livro (indicado pelo autor ou sugerido de acordo com algum trabalho nele contido: c) uma imagem ilustrativa condizente com o conteúdo e de tamanho padronizado em todos os volumes; d) a indicação do nome da coleção;
Na quarta CAPA do volume constarão os seguintes elementos: a) fotografia do autor (em tamanho padronizado em todos os volumes da coleção; b) um breve resumo da biografia do autor; c) uma breve sinopse do conteúdo do livro; d) código de barras ISBN e logotipos.
Em relação ao MIOLO, excepcionalmente será admitida a inclusão de imagens e desde que em quantidades que não descaracterizem a padronização básica da coleção.

21. REGISTRO NA BIBLIOTECA NACIONAL, ISBN E FICHA CATALOGRÁFICA:
A editora providenciará o registro dos exemplares da COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO na Biblioteca Nacional, a obtenção de ISBN junto à Fundação Miguel Cervantes e também a obtenção da Ficha Catalográfica, estando os custos desses serviços já inclusos no valor da quota de cada autor.

22. PREÇOS DOS LIVROS E RESPONSABILIDADE PELA VENDA:
Os livros receberão uma sugestão de preço de venda por ocasião de sua publicação, visando também uma padronização para aquisição pelos leitores. Cabe aos seus autores a venda direta de seus exemplares, exceto da parte que ficar temporariamente de responsabilidade da SOBRAMES ou da EDITORA, conforme segue. Caso haja aumentos nos custos de produção que também justifiquem nova sugestão de preço de venda, a comunicação se fará aos autores.
  
23RESERVA DE EXEMPLARES PARA VENDA PELA SOBRAMES / EDITORA:
Cada autor se compromete doar um exemplar de seu livro para o acervo da SOBRAMES-SP e também a disponibilizar em consignação 5% (cinco por cento) da tiragem de seu livro para venda através da SOBRAMES-SP em eventos específicos ou através do site da EDITORA.  A SOBRAMES-SP  e/ou a EDITORA reterão a seu favor 10% (dez por cento) do preço de venda de cada exemplar, acrescidos de eventual custo de postagem para entrega aos adquirentes. Os livros não vendidos serão restituídos a seus autores após decorridos 6 (seis) meses do encerramento do grupo a que pertencem seus autores,  sendo neste ato feita a necessária prestação de contas e pagamento aos autores, deduzidas as despesas e percentual já mencionados.  

24. CUSTOS DE ENTREGA:
As entregas dos livros de autores de São Paulo e Grande São Paulo serão feitas sem custos. Autores de outros municípios e outros estados que não puderem retirar seus exemplares, reembolsarão à EDITORA o valor do custo de frete para entrega, mediante apresentação dos respectivos comprovantes. 

25. VENDAS DIRETAS PELOS AUTORES:
O resultado da venda direta dos exemplares pelos autores será integralmente destes, nada sendo devido à SOBRAMES-SP ou à EDITORA a título de direitos autorais. Havendo interesse dos autores de promover datas especiais de lançamento, estes deverão arcar com custos incidentes (serviços oferecidos, locação de espaço, etc..).  A SOBRAMES-SP poderá incluir ocasiões de autógrafos e lançamentos dentro dos eventos que venha a promover, ocasião em que os autores participarão sem quaisquer custos em relação a serviços e locação.

26.  DIREITOS AUTORAIS:
Os direitos autorais dos títulos publicados na COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO serão integralmente de seus autores. 

27. DIVULGAÇÃO DA COLEÇÃO:
A SOBRAMES-SP manterá divulgação permanente e por tempo indeterminado em suas publicações e no seu BLOG, de todos os títulos da coleção.  A EDITORA manterá em seu site divulgação e disponibilização para venda permanente e por tempo indeterminado, da coleção e seus volumes. Não haverá custos dessa divulgação para os autores.

28. EDIÇÃO SIMULTÂNEA EM E-BOOK:
Todos os títulos da coleção serão disponibilizados no formato de E-book simultaneamente à sua publicação física. A venda se fará através de livrarias virtuais tais como SARAIVA, SICILIANO, AMAZON.COM e outras que vierem a disponibilizar esse sistema de parceria e admitam a inclusão dos títulos. Os autores receberão relatórios semestrais das vendas ocorridas nesta modalidade. A EDITORA repassará aos autores o valor dos royalties pagos pelas livrarias em relação ao preço de capa do exemplar, deduzidos de um percentual de 10%  (dez por cento) relativos aos custos operacionais, a favor da EDITORA.

29. PREÇO DAS EDIÇÕES E-BOOK:  
O valor de venda dos títulos em e-book nessas livrarias virtuais será estabelecido de acordo com as políticas de preço destas ou segundo as tendências do mercado. Sabe-se de antemão que estes preços serão sempre inferiores ao preço da edição física correspondente, que continuará sendo vendida pelos autores de acordo com sua conveniência.

30. VISIBILIDADE DA OBRA NA INTERNET:
Além dos meios disponíveis já mencionados (BLOG da SOBRAMES, site da EDITORA, livrarias virtuais conceituadas), que já dá uma boa visibilidade da coleção na internet, os autores podem ajudar. Assim, cabe-lhes se empenhar também em divulgar a COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO e o seu próprio livro nos meios a que tiver acesso, tais como redes de relacionamento como FACEBOOK, lista de contatos pessoais por email, consultórios e locais de trabalho.
A SOBRAMES e a EDITORA também irão se empenhar em buscar sempre novos meios de divulgação na imprensa de modo geral e especialmente na internet, visando que nossos autores tenham maior penetração no mercado.

31. REEDIÇÕES:

Caso se verifique a necessidade de reimprimir algum volume da COLEÇÃO LETRA DE MÉDICO em virtude de haver se esgotado a tiragem original, a EDITORA buscará meios de parceria com o autor, visando condições especiais de preços para esse fato. 

Se tiver dúvidas, esclareça enviando-nos um email:


__________________________________________________
___________________________________________________


Vejas os custos para participar do projeto clicando aqui:

Inscreva-se para o próximo grupo clicando aqui:
ADESÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...